top of page

A reabertura de um dos prédios mais importantes da cidade

 

 

        Apesar das sucessivas tentativas de algumas gestões, o tombamento do centro histórico de Barbalha ainda não foi possível. Atualmente, dentre os mais de 44 prédios que compõem o centro histórico da cidade, só dois deles estão formalmente tombados pelo IPHAN(Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Palácio 3 de Outubro e o Casarão Hotel. 

          O historiador Josier Ferreira, também integrante do Grupo Pró-memória, nos contou em entrevista que no momento não existe nenhum processo de tombamento do centro histórico em tramitação.O último projeto que tinha sido enviado ainda na gestão do ex-prefeito Edmundo de Sá, para a sede do Iphan encontra-se engavetado no momento. 

        Na ocasião, o entrevistado que tem acompanhado de perto a reforma do Palácio 03 de Outubro, falou sobre a nova funcionalidade do prédio. O grupo Pró-memória, em parceira com o cineasta Rosenberg Cariry, trará para a cidade a Escola dos Saberes.Após muitas conversas e negociações, eles conseguiram um comodato com a prefeitura municipal e poderão executar suas atividades e projetos no prédio pelo período de 10 anos. A escola tem como objetivo promover e cultivar as manifestações populares no intuito de despertar o sentimento de pertencimento da população. Além da Escola dos Saberes,o prédio contará com uma biblioteca com o acervo de 40 mil livros, doados pela família do escritor fortalezense Itamar Espíndola, como também sediará oficinas de produção visual, entre outras atividades.

         O fato é que a reabertura do Palácio 03 de Outubro, marcada para o dia 27 de Maio, tem gerado expectativas nos habitantes que não veem a hora de usar um espaço que sempre lhes pertenceu, mas que só agora ganhará um sentido coletivo cultural.

 

 

bottom of page