top of page

Casarão Hotel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O casarão mais conhecido da cidade de Barbalha foi, durante muito tempo, chamado de Pousada da Senzala por ter sido construído com mão de obra escrava no ano de 1859. Sua arquitetura é inspirada nas grandes edificações de Recife, tal qual o modelo dos sobrados da Rua Imperatriz, na capital Pernambucana.

 

O prédio foi construído para ser residência de Antônio Manoel de Sampaio, um senhor de engenho que na época possuía muitas propriedades, dentre elas o Engenho Tupinambá, outro prédio centenário que concentra grande valor cultural na história de Barbalha. O engenho atualmente se encontra reformado e funciona como espaço para eventos e ensaios fotográficos, porém não é aberto ao público. Já o casarão da Rua da Matriz foi tombado pelo Decreto de número 16.237, datado de 30 de novembro de 1983.  

O Casarão Hotel hoje abriga a biblioteca pública da cidade e a Secretaria de Cultura, é também um espaço de exposição e funciona durante toda a semana, entre 8 da manhã e 5 da tarde.

 

Curiosidades

 

Ao visitar o Casarão Hotel você certamente vai encontrar dificuldades para subir as escadas do prédio. O motivo para isso é que os escravos construíram as escadas com degraus muito estreitos, de acordo com o perfil dos donos da casa que possuíam pés pequenos.

 

O prédio foi sede da Universidade Federal do Cariri (URCA), sediando entre 2008 e 2010 os cursos de artes visuais e artes cênicas.

 

O Casarão já contou com um túnel subterrâneo que dava acesso direto ao canavial da cidade. O Guia Cultural Jackson nos contou que o túnel servia para transportar os escravos da senzala até o canavial sem que eles tivessem chance de fuga.

 

 

Localização

 

Rua da Matriz, Nº 21 - Barbalha.

 

bottom of page